sábado, 31 de março de 2012

"Porque ela aprendeu com a vida que ser feliz é mais fácil, então ela não dá voz ao choro e aos maus pensamentos. Desobedece a tristeza dez vezes ao dia. E não pensa duas vezes antes de colocar um sorriso no rosto."

"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e ainda mais alegre no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito - por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava. Ao clarear do dia."

(João Guimarães Rosa)
"Mas eu gostava dele, dia mais dia, mais gostava. Digo o senhor: como um feitiço? Isso. Feito coisa-feita. Era ele estar perto de mim, e nada me faltava. Era ele fechar a cara e estar tristonho, e eu perdia meu sossego."

(João Guimarães Rosa)
"Eu preciso de palavras cristalizadas ao pé do ouvido, gestos melados para lubrificar as dobradiças das janelas da minha alma."

(Renata Fagundes)
"Não travo o passo, nem economizo meus sorrisos.
A vida é feita pra gastar!"

(Fernanda Gaona)

sexta-feira, 30 de março de 2012

"Como a mair parte dos humanóides, carrego o fardo daquilo que os budista chamam de “mente de macaco” – pensamentos que pulam de galho em galho, parando apenas para se coçar, cuspir e guinchar. Desde o passado remoto até o futuro desconhecido, minha mente fica pulando a esmo pelo tempo, tendo dúzias de ideias por minuto, descontrolada e sem disciplina. Isso, em si, não é necessariamente um problema; o problema é o apego emocional que acompanha o pensamento. Pensamentos felizes me tornam feliz, mas – vupt! – com que rapidez torno a me prender a preocupações obsessivas, estragando a felicidade; e então basta a lembrança de um momento de raiva pra eu começar a ficar exaltada e brava de novo; e então minha mente decide que aquela pode ser uma boa hora para começar a sentir pena de si mesma, e a solidão não demora a chegar. Afinal de contas, você é o que você pensa. As suas emoções são escravas dos seus pensamentos, e você é escravo de suas emoções.

O outro problema de toda essa pulação pelos galhos do pensamento é que nunca está onde está. Você está sempre remoendo o passado ou especulando sobre o futuro, mas raramente para no momento presente. É um pouco como o hábito da minha amiga Susan, que – sempre que vê um lugar bonito – exclama, quase em pânico, “Que lindo isto aqui! Quero voltar aqui algum dia!”, e preciso lançar mão de todo o meu poder de persuasão para tentar convencê-la de que ela está lá."

(Elizabeth Gilbert em Comer, rezar, amar)
"Queria os prazeres do mundo e queria a transcendência divina – as glórias duais da vida humana. Eu queria aquilo que os gregos chamavam de kalos kai agathos, o perfeito equilíbrio do bom e do belo."

(Elizabeth Gilbert em Comer, rezar, amar)

quinta-feira, 29 de março de 2012

"Aquele amor corretinho por você tão sonhado vai parar na porta de alguém que despreza amores corretos, repare em como a vida é astuciosa. Assim são as entregas de amor, todas como se viessem num caminhão da sorte, uma promoção de domingo, um prêmio buzinando lá fora, mesmo você nunca tendo apostado. Aquele amor que você encomendou não veio, parabéns! Agradeça e aproveite o que lhe foi entregue por sorteio."

(Martha Medeiros - Feliz por nada)
"Tantas vezes eu quis ficar solta de todas as amarras do sentir. Agora eu entendi que ninguém vai dormir os meus sonhos. Essas fantasias são minhas e eu posso desenhar e pintar do jeito que sempre quis."

(Denise Portes)
"Aquilo que está escrito no coraçao não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno."

(Rubem Alves)
"Tenho pena dos que não se arriscam, dos que não pulam e gostam do morno, dos que se conformam com piscinas rasas e vidas rasas também. Tenho pena dos que vão embora cedo, dos que só viajam até a esquina, dos que pensam mil vezes antes de falar."

(Verônica H.)

domingo, 25 de março de 2012


Deus não está preocupado com o que você fez da sua vida até hoje, ele nos ama com olhos de futuro, se você errou não tem problema, Deus vive de presente e futuro, quando a gente recebe uma palavra ofensiva a gente tem que peneirar, o que dessa palavra é verdadeira, o que eu posso melhorar a partir dela, então tudo bem eu pego isso e a partir disso mudo a minha conduta, o resto é lixo e você não é lixo, você não é lugar pra ser despejado lixo e realidades indesejadas. É assim que a gente vai vivendo com realidade, fazendo aquilo que Deus quer de nós e colocando qualidade na nossa história, na nossa vida.”

(Pe. Fábio de Melo)

*Gosto muito das palavras de Fábio de Melo, sempre com mensagens positivas e de conforto que caem certinho em nossas vidas. Um belo domingo a todos, com muita PAZ e AMOR!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Serás o meu amor, serás a minha paz...

"Consta nos astros, nos signos, nos búzios. Eu li num anúncio, eu vi no espelho, tá lá no evangelho, garantem os orixás. Serás o meu amor, serás a minha paz. Consta nos autos, nas bulas, nos dogmas. Eu fiz uma tese, eu li num tratado, está computado nos dados oficiais. Serás o meu amor, serás a minha paz. Mas se a ciência provar o contrário, e se o calendário nos contrariar. Mas se o destino insistir em nos separar. Danem-se os astros, os autos, os signos, os dogmas. Os búzios, as bulas, anúncios, tratados, ciganas, projetos. Profetas, sinopses, espelhos, conselhos. Se dane o evangelho e todos os orixás. Serás o meu amor, serás a minha paz. Consta na pauta, no Karma, na carne, passou na novela. Está no seguro, pixaram no muro, mandei fazer um cartaz. Serás o meu amor, serás a minha paz..."

(Chico Buarque)
"Pense coisas boas. Faça coisas bonitas. Diga palavras risonhas. Sorria antes do desprezo. Faça circular em sua volta uma porção de sentimentos bons para atraí-los de volta a você."

(Vanessa Leonardi)
"Mas tudo na vida é escolha. E aprendizado. Cada um escreve à sua maneira e tem alguém por aí que pode ser capítulo. Ou introdução. Depende do espaço que você dá. E de como alguém vai escrever história em você."

(Fernanda Mello)
"(...) Não consigo molhar os pés apenas
eu mergulho e só paro quando me afogo
eu me queimo e só paro quando derreto
eu me jogo e só paro quando me param."

(Martha Medeiros - Cartas extraviadas e outros poemas)

quinta-feira, 22 de março de 2012

"Eu não sei se o amor é igual para todos. Cada um tem uma forma de sentir e de se posicionar em relação ao outro. Eu sei que para renovar meu ser faltava mesmo chegar você."

(Denise Portes)
"não que eu tenha medo
não que eu seja insegura,
mas dar minhas mãos as tuas
é só para unir meu corpo no teu
quando andamos pelas avenidas
quando nenhuma cortina encobre
quando a cama são as calçadas
se o teto é qualquer lua
se a morada é qualquer rua
o amor é feito as claras
das mãos se dando, nuas"

(Cáh Morandi)
"Só levo a sério no mundo o que lhe torna prazeroso.
Fútil é o tempo desperdiçado com especulações críticas e financeiras.
A vida não é mais que uma besteira bem curtida."

(Martha Medeiros em Cartas extraviadas e outros poemas)

domingo, 18 de março de 2012

"Porque felicidade é calma. Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo? Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo.

Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem. Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre.''

(Martha Medeiros)
"Encare-se no espelho e pergunte: quem eu penso que sou? E chore, porque você é fraco, erra, se engana, explode, faz bobagem. E aí enxugue as lágrimas e perdoe-se, que é o que bons amigos fazem: perdoam."

(Martha Medeiros)
"crazy é uma palavra que confere certo humor à loucura
parece que se é uma louca divertida, supercrazy, personagem de gibi
alegre, magnética, cabelo colorido, uma destrambelhada que ri

crazy é uma palavra que não descreve a minha inversão
sou louca em português, very absorta, nada institucional
desajuste silencioso, independente, que não se cura, nem se cobre com bandeide

crazy não me entitulo, tenho a fachada sã e não trago o riso solto
meu desvio é genético, louca de berço, pura, sem aditivos
loucura genuína não se produz e a américa nada tem a ver com isso

crazy é bacana, crazyland, terra dos que estão em paz e fumam,
a noite inteira gargalhando, beijando-se uns aos outros, just fun
o que sinto é mais uterino, absolutamente pessoal e profano

crazy, sou às vezes
louca, doze meses por ano"

(Martha Medeiros em Cartas extraviadas e outros poemas)
"Uns queriam um emprego melhor; outros, um emprego.
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição.
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver.
Uns queriam ter pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais.
Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar.
Uns queriam ter voz bonita; outros, apenas falar.
Uns queriam o silêncio; outros, ouvir.
Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés.
Uns queriam um carro; outros, andar.
Uns queriam o supérfluo.
Outros, apenas o necessário."

(Chico Xavier)
 "Amo como quem respira a vida e sente que o ar é muito mais renovador quando o outro respira junto comigo."

(Priscila Rôde)
"Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros. 
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade. 
Ter amigos é a melhor cumplicidade."

(Machado de Assis)

terça-feira, 13 de março de 2012

"Virginia Woolf escreveu: 'Sobre o imenso continente da vida de uma mulher recai a sombra de uma espada.' De um lado dessa espada, disse ela, estão a convenção, a tradição e a ordem, onde 'tudo é correto'. Mas, do outro lado dessa espada, se você for louca o suficiente para atravessar a sombra e escolher uma vida que não segue a convenção, 'tudo é confusão. Nada segue um curso regular'. Seu argumento era que atravessar a sombra dessa espada pode proporcionar a mulher uma existência muito mais interessante, mas podem apostar que ela também será mais perigosa."

(Elizabeth Gilbert em Comer, rezar, amar)

domingo, 11 de março de 2012

Ocupe o seu tempo com quem (ou aquilo) que te faz bem. Isto é viver!

(Luzia Trindade)

sábado, 10 de março de 2012


"a mais carinhosa também é a mais bruta
a mais inteligente é ao mesmo tempo a mais sensível
a mais bonita também é a mais emburrada
a mais esperta é ao mesmo tempo a mais mundo da lua
a  mais bem-humorada  também é a mais chorona
a  mais falante é ao mesmo tempo a mais secreta
a  mais velha é ao mesmo tempo a mais moleca
a mais moça  também é a mais madura.

uma não vive sem a outra e eu não vivo sem as duas"

(Martha Medeiros em Cartas extraviadas e outros poemas)
"Todo encontro que verdadeiramente nos toca é uma espécie de milagre num mundo de bilhões de seres humanos. Algumas pessoas a gente nem imaginava que existiam, mas, meu Deus, que agrado bom é para a alma descobrir que vivem. Que estão por aqui conosco. Pessoas que fazem muita diferença na nossa jornada, com as quais trocamos figurinhas raras para o nosso álbum."

(Ana Jácomo)

"O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso."

(Mário Quintana)

segunda-feira, 5 de março de 2012

"A gente precisa é de um instante que cuide bem da gente, de um amor que mereça o nosso fôlego, de um olhar desbocado que não se desvie por pouco e diga pra que veio."

(Priscila Rôde)
"A vida não é um game onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade."

(Martha Medeiros)

"Às vezes eu queria adiantar os ponteiros do relógio que marca o curso da vida. Queria dá um pulinho lá no futuro pra saber como vai ser. Na certeza de que os planos vão dar certo eu fico desejando adiantar o passo pra viver tudo o que eu ainda espero. Mas isso é só mais uma dessas bobagens que passam pela minha cabeça. Eu sei que cada coisa tem sua hora, tem seu rumo, seu curso e no fundo eu não quero adiantar as horas, quero viver um dia de cada vez, e acreditar que o futuro vai ser bem melhor do que um dia eu imaginei."

(Monalisa Macêdo)